Estudos Elétricos
A Wirebus elabora estudos elétricos avançados (curto-circuito, seletividades, etc.) em plantas industriais utilizando o ETAP ® que é um software especializado para este fim .
Este estudo pode ser executado durante a fase de implementação ou após a sua execução do projeto para novas ampliações da planta.
Neste Estudo, um engenheiro especialista faz a modelagem da instalação elétrica utilizando um diagrama unifilar atualizado da planta, e assim, podemos determinar:
- Fluxo de Carga
O estudo elétrico de Fluxo de Carga ou Fluxo de Potência é de fundamental importância para o Projeto Elétrico Industrial pois permite analisar as características globais do sistema.
Através deste estudo determinamos as tensões, correntes, potências e fator de potência em cada barra da planta. Para isso, todos os parâmetros da rede elétrica como impedância de cabos, transformadores e geradores devem ser levantados.
Assim, é possível prever problemas na rede como queda de tensão ou baixo fator de potência, e, com isso, redimensionar os equipamentos utilizados.
- Estudo de Curto-circuito
Através do estudo elétrico de Curto-Circuito, presumido em cada uma das barras da instalação, especificamos corretamente os equipamentos utilizados no projeto.
Vale ressaltar que, equipamentos especificados acima do necessário aumentam custos das instalações e abaixo do necessário colocam em risco as instalações e as pessoas.
- Energia Incidente (Arc Flash)
O estudo elétrico de Energia Incidente é informação fundamental para a determinação da adequada proteção ao trabalhador pelo uso de barreiras, tais como as vestimentas especiais.
Parte da energia liberada como resultado do arco elétrico ou do fogo repentino que incide sobre determinado ponto de interesse, geralmente atingem o trabalhador.
- O ATPV
O estudo elétrico do ATPV – Arc Thermal Performance Value (valor em calorias por centímetro quadrado da proteção conferida pelo tecido ao efeito térmico proveniente de um arco elétrico) está diretamente relacionado às características do tecido que compõe a vestimenta e sua tecnologia de fabricação.
Através deste estudo representamos o valor máximo de energia incidente sobre o tecido que resulta numa energia no lado protegido que poderá garantir com 50% de probabilidade causar queimaduras de segundo grau.
- Coordenação e Seletividade
Com este estudo elétrico, avaliamos as instalações dos novos equipamentos na planta de modo a obter um sistema elétrico confiável, seletivo e protegido.
O estudo de seletividade feito pela Wirebus inicia-se na recepção, passando pelas unidades geradoras, a distribuição de força em média tensão até os disjuntores principais de alimentação de todos os centro de controle de motores, e através deste estudo, geramos folhas de coordenação gráfica, tabelas de ajustes com as respectivas correntes nominas dos fusíveis, parâmetros de ajustes dos relés de proteção e as recomendações de ajuste.
A correta atuação dos dispositivos de proteção (fusíveis e disjuntores) é estratégica para garantir a segurança e a continuidade do sistema elétrico, evitando desligamentos indevidos.